Venha Conferir!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Dicas da Batata

Conheça os benefícios da batata e saiba um pouco mais sobre o purê, preparação versátil e conhecida mundialmente
















***********************************************
Rica em carboidratos, a batata foi por muito tempo vista como um tubérculo saboroso, mas pouco nutritivo. Quanto engano! Estudos recentes vêm mostrando que ele esconde muitos atributos saudáveis. Na última década, foi possível encontrar componentes altamente nutritivos, alguns até capazes de prevenir doenças.

A patatina, proteína abundante nas batatas, ajuda na formação da membrana celular, mantendo-a íntegra, além de agir como antioxidante, anulando a ação dos radicais livres. Já a quercetina, também antioxidante, exerce papel benéfico contra o crescimento de tumores de mama. Quanto aos valores nutricionais em si, esse vegetal não deve a outros vegetais: é rico em fibras, vitamina C e todas as do complexo B, principalmente a B16, que atua na formação das células do organismo.

A batata é uma hortaliça muito versátil que pode ser utilizada em uma infinidade de pratos, como acompanhamento de qualquer tipo de carne, ave ou peixe ou substituindo o arroz e o macarrão. As maneiras básicas de preparo da batata são a batata cozida, assada e frita, mas é possível diversificar o uso preparando-a também como salada, sopa, pão, bolo salgado e, enfim nosso prato em questão: o purê.

Preparação originária da culinária francesa, considerada por muito tempo um simples acompanhamento ou mera guarnição, o purê de batatas ganhou ares de grande prato quando os grandes chefs deram a ele devida atenção, mostrando como poderiam dar às batatas dimensões de sabor inimagináveis.

Não existe uma fórmula, e sim várias, pois cada chef faz o purê a sua maneira: alguns preferem cozinhar e passar na peneira, outros assar e amassar com garfo. Há quem diga ainda que os tubérculos tenham que ser cozidos com a casca e esta removida ainda quente. O importante é que as batatas tenham bastante amido e que a liga seja feita com manteiga, azeite ou ovo cozido com a gema mole.

É claro que para o preparo desse tradicional prato, são necessárias técnicas corretas de cocção, cuidados de manipulação, além do tempo que todo esse processo demanda.

Pensando nisso, o purê de batata em flocos da Sustentare proporciona aos consumidores o preparo rápido e prático, não sendo necessária mão-de-obra especializada, evitando o acúmulo de lixo com a perda das cascas, proporcionando melhor aproveitamento de espaço para armazenamento, e ainda diminuindo os riscos de manipulação. Além do simples preparo do purê de batatas, o produto pode ser utilizado em nhoques, massas para salgados tortas, pães, sopas e o que mais a criatividade permitir.

Bon appétit!



Fonte: Simone Kassouf - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário