Venha Conferir!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Croissant Caseiro


Ingredientes:
250g de manteiga;
4 e 1/3 ´xícaras de farinha de trigo;
2 tabletes de fermento biológico festo [são 30g];
1/2 xícara de água morna;
180ml de leite fervendo;
1/4 de xícara de açúcar;
1 e 1/2 colher de chá de sal;
1 ovo ligeiramente batido;
1 gema mais 1 colher de leite para pincelar.

Preparo:
Bata bem a manteiga com 1/3 de xícara de farinha. Coloque entre duas folhas de papel alumínio e abra, apertando com as mãos, até formar um retângulo de maiomeno 15 x 20cm. Leve à geladeira por 1 hora, para endurecer.
Dissolva o fermento na água morna e reserve. Misture em outra tigela o leite, o açúcar e o sal. Deixe amornar e junte o fermento dissolvido e o ovo. Mexa bem, acrescentando a farinha aos poucos. Amasse até obter uma massa homogênea e úmida [fria], mas que não grude mais.
Abra a massa num retângulo de 30 x 40cm sobre uma superfície polvilhada com farinha. Coloque a mistura de manteiga gelada sobre metade da massa, e dobre a outra metade por cima. Aperte as laterais para grudarem. Abra novamente a massa num retângulo e dobre-a em três partes, como uma carta social. Cubra e leve à geladeira por 15 minutos ou até a manteiga endurecer outra vez. Repita esse processo mais duas vezes.
Leve novamente a massa à geladeira e deixe descansar por mais 1 hora. Corte em 4 partes. Abra um pedaço de cada vez em retângulos 10 x 30cm, deixando os outros na geladeira. Corte em triângulos e enrole, da parte mais larga até a ponta.
Coloque-os em assadeira grande, umidecida, com o final da enrolada [a ponta] virado pra baixo. DÊ forma aos croissants dobrando as pontas laterais para dentro. Cubra com um pano e deixe descansar por 45 minutos, até dobrar de volume.
Pincele com a gema misturada ao leite. Asse em forno 180 graus por 15 minutos, ou até dourar.
Fonte:Richie Cozinha Coletiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário