Venha Conferir!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Torta de Morangos e Mirtilos


Ingredientes da massa:
2 xícaras de farinha de trigo;
3 colheres de sopa de açúcar;
3/4 de xícara [150g] de manteiga gelada em pedacinhos;
1/2 colher de chá de canela em pó;
4 colheres de sopa de água gelada.

Preparo da massa:
Misture açúcar, farinha e canela, e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a água, amasse levemente, divida em duas bolas e leve-as à geladeira por 20 minutos.
Abra uma metade com o rolo de forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Fure a massa, cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos. Retire e reserve.

Ingredientes do recheio e montagem:
550g de mirtilos e morangos [pode ser só morangos, amoras, framboesas, cerejas. Eu fiz com 400g de mirtilos e 150g de morangos];
1/3 de xícara de açúcar;
1 colher de amido de milho;
1 colher de farinha de trigo;
Raspas de um limão.

1 gema e uma colher de sopa de leite;
Açúcar cristal para polvilhar.

Montagem:
Sobre a massa assada distribua as frutas [os morangos eu cortei em quatro]. Misture o açúcar, farinha, amido e raspas de limão e despeje sobre as frutas, mexendo de leve com o garfo.
Abra a outra metade da massa, cubra a torta, feche as laterais apertando bem e faça 4 cortes na massa, para o vapor escapar.
Pincele a massa com a gema misturada ao leite, e polvilhe com açúcar cristal [o açúcar vai derreter e deixar a massa dourada, açucarada e crocante, como um biscoito palmiere]. Leve de volta ao forno 180 graus por de 15 a 20 minutos, ou até dourar a superfície e o recheio ferver.
Sirva morna, e se delicie!
Fonte:Richie Cozinha Coletiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário