Venha Conferir!!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Morango


Ingredientes:

Bolo:

6 ovos grandes

175 g de açúcar

185 g de farinha de trigo

15 g de cacau em pó, sem adição de açúcar



Recheio:

500 g de chocolate branco, bem picadinho

400 g de creme de leite fresco

1 a 3 colheres (chá) de essência de morango (a gosto)

morangos frescos em pedacinhos (ou uma boa geléia de morango)



Cobertura:

175 g de chocolate meio amargo

130 ml de creme de leite de caixinha

morangos para decorar



Primeiro faça o recheio: coloque o creme de leite numa panela e aqueça-o, sem deixar ferver. Retire do fogo e junte o chocolate de uma vez só. Misture bem até derreter o chocolate – você obterá uma mistura bem sedosa e brilhante. Adicione a essência, misture bem, cubra e leve à geladeira por 4-6 horas, ou até que esteja firme.

Agora, o bolo: preaqueça o forno a 200°. Unte uma forma de aro removível redonda de 25cm (usei uma de 23 cm) com óleo e forre o fundo com papel manteiga. Unte também o papel manteiga.

Coloque os ovos e o açúcar em uma tigela grande e, usando a batedeira, bata até que tripliquem em volume e formem um creme claro e espesso – ao levantar a batedeira, a massa deve cair dos batedores formando um fio grosso. Peneire a farinha e o cacau por cima da massa e misture com um dos batedores ou um fuê. Despeje a massa na assadeira e asse no centro do forno por cerca de 20 minutos, ou até que cresça e o bolo, ao ser tocado com a ponta dos dedos, abaixe e levante novamente.

Deixe esfriar na assadeira e depois o inverta numa grade.

Quando o bolo estiver totalmente frio, corte-o horizontalmente em 3 partes iguais, separando-as cuidadosamente. A camada de cima vai continuar sendo a de cima mesmo depois de o bolo ser montado.

Se quiser, umedeça as camadas de bolo com uma calda preferida (eu não fiz) e espalhe metade do recheio. Coloque a próxima camada de bolo e repita o procedimento. Cubra com o topo.

Finalize com a cobertura: coloque o chocolate aos pedaços em uma panela e acrescente o creme de leite. Aqueça rapidamente e misture bem para que um creme se forme. Coloque sobre o bolo, às colheradas, e vá espalhando – trabalhe rapidamente pois o ganache endurecerá levemente depois de 15 minutos. Decore com morangos frescos.


Crédito:Quinchedemacaxeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário