Venha Conferir!!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Bolo de iogurte com geléia de amora



3 ovos
170g de iogurte natural
100ml de óleo de milho ou girassol
240g de açúcar
50ml de suco de limão (de preferência limão siciliano)
240g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó

Recheio
1/2 xícara de creme de leite fresco, bem gelado
3/4 de xícara de iogurte natural
1/2 xícara de geléia de amora
Açúcar de confeiteiro

Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte uma forma retangular com capacidade de 3 litros (usamos uma de 28x18cm).

2. Em um bowl, bata os ovos com um fouet até espumar. Junte o iogurte e bata novamente até incorporar bem. Adicione o óleo e bata. Acrescente o açúcar e o suco de limão e bata novamente. Acrescente de uma só vez a farinha, sal e fermento e misture com o fouet delicadamente, com movimentos de baixo para cima, só até incorporar. Não mexa demais a massa, apenas o suficiente para obter uma mistura homogênea.

3. Despeje a massa na forma untada e asse por 50 minutos ou até que doure a superfície e inserindo um palito no centro do bolo, este saia limpo. Deixe a forma esfriar sobre a grade do fogão por 10 minutos. Quando estiver morno, corte o bolo pela metade para formar dois retângulos (cortamos dois retângulos de 9x18cm para rechear e sobrou um pedacinho para comer puro). Desenforme e deixe esfriar sobre uma grade. Quando estiver completamente frio, corte cada retângulo ao meio para rechear, no sentido horizontal. Reserve.


Recheio
4. Bata o creme de leite bem gelado em ponto de chantilly -  Delicadamente, misture o iogurte natural.

Montagem
5. Sobre uma camada de bolo, espalhe o creme batido com iogurte e por cima um pouco de geléia. Repita este mesmo processo para formar 3 camadas de recheio, usando as 4 camadas de bolo. Para decorar, corte numa folha de papel o desenho de sua preferência e posicione sobre a superfície do bolo. Com uma peneira fina, polvilhe açúcar de confeiteiro e cuidadosamente retire o papel.

Obs>chantilly é o creme de leite fresco batido. E a razão de não se obter chantilly com o creme de leite de caixinha/latinha é por ele não ter a gordura suficiente. Enquanto o creme fresco possui cerca de 35% de gordura, o creme de leite de caixinha/latinha tem cerca de 18% - 20% de gordura

Fonte.Chocorango.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário