Venha Conferir!!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bolo de Chocolate Trufado



Bolo:
2/3 copo de farinha de trigo
2/3 copo de cacau em pó
1 e 1/2 colheres de extrato de baunilha
4 e 1/2 colheres de manteiga derretida (a medida de 4 e 1/2 colheres de manteiga é antes dela ser derretida. Meça essa quantidade e depois derreta em uma frigideira sem deixar a manteiga queimar, deixe ela esfriar e use na receita)
6 ovos grandes
1 copo de açúcar
Para molhar o bolo depois de pronto usei 1 lata de refrigerante de guaraná.
A receita é bem fácil e deu pra notar que não leva fermento,não é?
Misture a farinha com o cacau em pó e passe a mistura em uma peneira duas ou três vezes.
Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até ficar com um aspecto esbranquiçado. Coloque a tigela onde vc bateu a mistura em uma vasilha com água bem quente (como se fosse um banho maria) e continue mexendo com uma colher (não pare de mexer para os ovos não cozinharem). Quando a mistura estiver morna ao toque está pronto.
Tire do banho maria e volte a bater na batedeira até que a massa triplique de tamanho. Demora alguns minutos.
Pare de bater e adicione a farinha com o cacau aos poucos, misturando delicadamente com uma colher, até ficar homogêneo.
Adicione a baunilha na manteiga derretida, junte 4 colheres da massa do bolo e misture bem. Junte essa nova mistura com a massa do bolo, mexa delicadamente com uma colher até que tudo fique encorporado.
Unte uma assadeira (usei uma de 26cm de diâmetro) com manteiga e farinha de trigo, coloque um círculo de papel manteiga no fundo, coloque a massa e leve ao forno pré aquecido em temperatura média por uns 25 minutos, ou até que o centro esteja bem assado (faça o teste do palitinho).
Depois de assado, deixe o bolo esfriar bem, desenforme e corte-o ao meio no sentido do comprimento com uma faca comprida.
Trufa:
200g de chocolate branco
1 lata de creme de leite com soro (porém eu misturo bem o creme ao soro com um garfo antes de usar)
1 xícara de amoras (ou morangos, framboesas, cerejas..)
2 colheres de sopa de açúcar
suco de meio limão
3 colheres de vinho tinto
3 colheres de sopa de água
A trufa é composta de dois passos.
Primeiro eu pico bem o chocolate branco, misturo o creme de leite e levo ao banho maria até ficar um creme liso e bonito.
Enquanto o chocolate derrete, faço a segunda parte:
Em uma panela misturo as amoras, o açúcar, o suco do limão, o vinho e a água e levo ao fogo baixo deixando ferver até as amoras começarem a desmanchar e tomar um aspecto de geleia.
Misturo as duas partes e deixo esfriar na geladeira por 30 minutos.
O Mousse de Chocolate:

Para montar, acomodo a primeira metade do bolo onde eu vou servi-lo, rego com metade da lata de guarana, coloco a trufa, tampo com a outra metade do bolo, molho com o que sobrou do guaraná, espalho o mousse como cobertura e levo para gelar por, no mínimo, duas horas.

Fonte:cozinhavegetal

Nenhum comentário:

Postar um comentário