Venha Conferir!!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Como preparar vagem



Vagem é um dos meus legumes preferidos, mas infelizmente é um dos que são mais mal tratados nas cozinhas que visitei. Na França, onde eles comem muita vagem, esse legume é cozinhado (na água ou no vapor) até ficar tão mole que até uma pessoa sem dente consegue mastiga-lo. Além da textura ser desagradável quando ele é cozinhado dessa maneira, a maior parte do sabor vai embora (sem falar nas vitaminas perdidas).
Vocês já perceberam que na série “Como preparar…” quase sempre aconselho fazer o legume em questão refogado, sem água nenhuma? Esse é o meu método preferido pra preparar legumes (em segundo lugar vem a preparação no forno) e funciona com quase tudo que trago da feira. Adoro refogar legumes porque além de ficar pronto em pouco tempo, o calor forte intensifica os sabores e posso controlar melhor a textura, que prefiro quase sempre “al dente”.
Além de deliciosa a vagem é uma leguminosa (da família dos feijões, lentilhas e grão de bico), mas fica pronta muito mais rápido do que os outros integrantes desse grupo. Pros veganos e vegetarianos, e todas as pessoas que estiverem procurando reduzir seu consumo de carne, isso é uma maravilha! Lembrem que pra formar uma proteína vegetal completa precisamos combinar um cereal (arroz, milho, trigo) com uma leguminosa. Então nos dias que precisar de uma refeição completas, mas que fique pronta em poucos minutos, a vagem é a resposta.
Seguem algumas receitas pra inspirar vocês. A primeira é bem simples e explica como preparar uma vagem deliciosa em poucos minutos. As outras são saladas que faço frequentemente aqui em casa, usando vagem refogada e os ingredientes que acho que mais combinam com ela (tomate e vagem foram feitos um pro outro). O segredo pra deixar essas saladas ultra saborosas é temperar a vagem ela quando ainda estiver bem quente (assim ela absorve melhor os sabores) e não ter medo de ser generoso(a) com o azeite. A terceira salada é um prato completo, pois combina a vagem (leguminosa) com um cereal (pão), e é um almoço (ou jantar) perfeito pros dias mais quentes.

Vagem refogada

Lave a vagem e corte em rodelas fininhas. 
 Aqueça um fio de azeite em uma frigideira funda e refogue o legume, em fogo alto, durante um minuto. 
O calor intenso vai grelhar ligeiramente a vagem e concentrar os sabores. 
Baixe o fogo e deixe cozinhar coberto, sem acrescentar água, até ficar macio, mas ainda crocante. 
É importante não cozinhar demais a vagem, pois ela é muito mais saborosa se degustada “al dente”. Empurre o legume pros cantos da frigideira, deixando um espaço livre no centro. 
Despeje um pouquinho de azeite e frite alguns dentes de alho cortados em fatias finíssimas (a quantidade vai depender do seu gosto). 
Quando o alho estiver bem dourado misture com a vagem refogada e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva regado com mais um fio de azeite.

Fonte.papacapimveg



Nenhum comentário:

Postar um comentário